É necessário ter equipe médica nos eventos? Skip to main content

Quando alguém ou uma empresa decide fazer um evento, surgem inúmeras preocupações que devem ser levadas em consideração durante o planejamento e execução do evento. São tantos detalhes que, às vezes, fazem com que seja esquecido um dos pontos principais: a contratação de uma equipe médica para fazer a cobertura do evento. Preparamos este artigo para que você entenda a importância de contratar um atendimento médico para o seu evento. Continue a leitura!

Por que é importante ter uma equipe médica em um evento?

Uma equipe médica é fundamental principalmente para prestar socorro caso ocorra de um dos convidados passar mal ou algum outro acidente. Se um convidado não estiver se sentindo bem e perceber que não há uma equipe médica no evento, isso demonstrará que o organizador do evento não se importou com a segurança dos seus convidados, deixando a desejar na sua prestação de serviço.

Eventos como feiras, palestras, convenções e outras atrações costumam reunir um número elevado de indivíduos que se juntam em um grande espaço com uma estrutura complexa para conhecer, ouvir e absorver o que está sendo exposto durante o evento.

                        Pesquisando por “contratação equipe médica” para realizar o seu evento? Clique aqui | Foto: pexels

Se você está pensando em organizar um evento, lembre-se de levar inúmeros fatores em conta quando estiver desenvolvendo o planejamento do evento. Diante disso, se atente para a contratação de uma equipe médica para garantir que ela esteja disponível no dia do evento com o intuito de prestar apoio médico aos frequentadores do evento caso seja necessário.

Agora que você entendeu que te explicamos que a contratação de uma equipe médica para fazer a cobertura de um evento é imprescindível para garantir a segurança de todos os envolvidos no evento, prossiga com a leitura deste artigo para conhecer mais informações sobre a importância de ter uma equipe médica.

As informações que estão nos próximos tópicos deste artigo podem te esclarecer as principais dúvidas a respeito da organização de um evento. Conheça!

Quando um evento precisa ter equipe médica?

Até aqui, apresentamos os motivos para ter uma equipe médica em um evento. Acreditamos que você deve estar curioso para descobrir quando um evento precisa ter equipe médica. Veja a seguir!

De forma resumida, o ideal é que qualquer organização de evento conte com uma equipe médica para prestar serviços médicos, seja própria ou terceirizada. Antes de fazer a contratação de uma equipe médica para fazer a cobertura de um evento, saiba que é imprescindível que todos os profissionais da equipe médica contratada tenham inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM). 

Independentemente de quantos indivíduos irão frequentar o seu evento, é fundamental que você esteja preocupado com a saúde e segurança deles, visto que é preciso mostrar para o consumidor que você não está somente com prioridades na propaganda do seu produto ou serviço, mas também está preocupado com ele.

 

Qual a diferença entre os tipos de equipe médica?

A diferença de equipe médica contratada entre os eventos surge de acordo com cada porte, pois cada porte de evento demanda um serviço especializado e uma estrutura específica para abrigar o tamanho do público que irá frequentar o evento.

Porém, de forma geral, o atendimento médico em um evento precisa contar com um posto médico em um local fixo sendo composto por um consultório, uma sala de enfermagem e procedimentos médicos e uma ambulância com unidade de suporte avançado.

A assistência médica para cobertura de eventos depende do tempo de duração do evento, da localização do evento, se é em um lugar aberto ou fechado, quantas pessoas irão frequentar, a faixa etária, a quantidade de bebidas alcoólicas, entre outras variáveis que influenciam diretamente no atendimento médico prestado.

Por essa razão, é de extrema relevância que seja feito um planejamento e uma organização do evento levando em consideração o bem-estar, a segurança e a saúde dos frequentadores do local que acontecerá o evento. Assim, se você está organizando um grande evento, não deixe de lado o investimento em uma equipe médica de qualidade para proporcionar uma experiência segura e tranquila para quem estará no evento.

Ter uma equipe médica de prontidão durante um evento traz uma maior sensação de conforto tanto para os convidados quanto para os organizadores, já que facilita o atendimento caso aconteça algo. Em situações que exigirem apoio de profissionais da saúde, procure diretamente a equipe médica que foi contratada para cobrir o evento e também outras autoridades responsáveis pelo socorro.

Na maior parte dos casos, as equipes médicas contratadas oferecem serviços de remoção simples, remoção de UTI, remoção de UTI pediátrica e outros serviços. Mas é claro que você deve avaliar se vai necessitar de outros profissionais da área da segurança para a prestação de serviços de emergência diferentes.

Como preparar um evento com segurança?

A partir do que foi dito até aqui, monte um evento que ofereça tranquilidade aos frequentadores, assegurando que haverá assistência para qualquer imprevisto que possa acontecer durante a execução do evento. Com isso, o seu esforço será visto como profissional e preocupado.

A contratação de uma equipe médica destinada à cobertura de eventos pode ser utilizada em festas, confraternizações, eventos esportivos, políticos, culturais e de todos os outros segmentos.

A Dez Emergências proporciona equipe médica para eventos de vários portes, sejam pequenos, médios, grandes ou até mesmo megaeventos. Todos os profissionais que fazem parte da equipe médica da Dez são registrados em seus Conselhos de Classe e estão aptos para atender às diferentes demandas que acontecerem no local do evento. Você pode contrar aqui.

Antes de realizar a contratação de uma equipe médica para o seu evento, tenha em mente que é fundamental fazer um bom planejamento contendo pelo menos uma ambulância para fazer a cobertura do evento, mas isso depende da quantidade de pessoas que estarão presentes.

Além de serviços de remoção, a Dez também faz a montagem de ambulatórios para eventos de todos os tamanhos, disponibilizando uma equipe médica que estará sempre atenta para prestar socorro aos casos emergenciais, bem como para fazer curativos, aferir sinais vitais e outros procedimentos.  

Se você está interessado em contratar os serviços de cobertura de eventos da Dez Emergências, você só precisa planejar tudo com bastante antecedência, inclusive a contratação. Em seguida, entre em contato conosco e informe todos os detalhes necessários a respeito do evento que você está organizando. Não se esqueça de se informar com a prefeitura local para entender quais são as obrigatoriedades exigidas nas leis da cidade para a realização do evento.

Agora que você já sabe quando um evento deve ter equipe médica e a importância de contratá-la para fazer a cobertura do evento, conheça, a seguir, o que a legislação diz sobre a cobertura médica para determinados tipos de eventos. Veja!

O que a legislação diz sobre equipe médica nos eventos?

Mesmo diante da importância de ter uma equipe médica para fazer a cobertura de um evento, você ainda deve estar preocupado com o que diz a lei sobre a obrigatoriedade de equipe média nos eventos. Saiba que a portaria 1139, de 2013, do Ministério da Saúde impõe a obrigatoriedade de equipe médicas em eventos, ou seja, se você quer fazer um evento que esteja de acordo com as normas, tenha isso em mente.

Ademais, a lei ressalta que, para eventos com mais de 1500 pessoas, deve contar com pelo menos uma ambulância e equipes médicas. Em contrapartida, essa lei varia de acordo com a cidade. Essa regra é válida para a cidade de São Paulo, por isso, esteja atento e sempre se informe sobre as obrigatoriedades das leis com a prefeitura local.

Para te informar ainda mais sobre a legislação que regulamenta a presença de equipes médicas para a cobertura de eventos, trouxemos como exemplo a cidade de São Paulo.

Em São Paulo, existe um decreto municipal que garante a necessidade da permanência de uma ambulância em locais que irão abrigar grandes eventos, como concursos, provas de vestibular, entre outros. Como dissemos anteriormente, as ambulâncias são exigidas para a realização de eventos que irão reunir uma quantidade maior ou igual a 1500 pessoas. 

Em acréscimo, as equipes médicas que são contratadas para a cobertura de grandes eventos em São Paulo devem ser compostas por um médico intervencionista, um enfermeiro assistencial e um condutor de veículo de emergência. Quando um evento não segue as normas do decreto, será obrigado a pagar um valor referente a uma multa.

Ao final da leitura deste artigo, você aprendeu sobre a importância de ter uma equipe médica em cobertura de eventos. Caso você esteja planejando fazer um evento, tome como primeira atitude a busca por informações a respeito da legislação para eventos na sua cidade entrando em contato com a prefeitura do município, assim você fará um evento conforme as normas e não sofrerá com multas.

Vale ressaltar que a contratação de uma equipe médica é uma garantia de segurança para todas as pessoas envolvidas na realização do evento, sejam organizadores ou frequentadores. Então, tome as devidas providências para proporcionar uma experiência segura e tranquila.

Que tal contratar uma equipe médica qualificada para o seu evento? Acesse o site da Dez Emergências e conheça os nossos serviços de atendimento médico para cobertura de eventos. Oferecemos profissionais qualificados, equipes completas e uma infraestrutura ampla com possibilidades de ambulâncias básicas ou avançadas!

Deixar um comentário

WhatsApp

 
WhatsApp  
Emergência
Whatsapp