Notícias

Fique por dentro das novidades

APH em Casa

APH em casa: entenda mais sobre o serviço

Antes de mais nada, APH é a sigla utilizada para Atendimento Pré Hospitalar – geralmente esse primeiro atendimento emergencial ocorre fora do ambiente hospitalar. Ou seja, essa atividade é fundamental para pessoas que sofreram acidentes pois, muitas vezes, é neste momento que se evitam as fatalidades. Quer saber como funciona o APH em casa? Continue a leitura.

Quais são os tipos de APH?

Basicamente, existem dois tipos de Atendimento Pré Hospitalar: o Fixo e o Móvel. As unidades fixas configuram os serviços de urgência e emergência localizados em ambientes hospitalares, como os UPAs, Pronto-Socorros, entre outros.

Já as unidades móveis são os serviços também de urgência e emergência, mas com deslocamento até os pacientes. Um ótimo exemplo de APH móvel é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ao acontecer um acidente, qualquer pessoa pode acionar o serviço e uma ambulância será enviada até o local oferecendo um APH em casa.

Como Funciona o APH em casa?

Caso aconteça um acidente domiciliar, o serviço de Atendimento Pré Hospitalar deve se deslocar até a residência, fornecendo os primeiros-socorros às vítimas. Já nos casos de APH fixo, as vítimas é que devem se locomover até área hospitalar, mais próxima, para receberem o os primeiros socorros.

Mas, o que são os Primeiros Socorros?

Primeiros socorros são, literalmente, os primeiros procedimentos a serem feitos em uma vítima de um acidente. Eles configuram uma série de procedimentos de emergência que são realizados diretamente no paciente.

Além disso, os primeiros socorros são responsáveis por restabelecer e manter os sinais vitais da vítima acidentada até que a mesma seja encaminhada para o hospital mais próximo.

Atenção: Você não precisa ser um profissional da saúde para prestar os primeiros socorros. Mas, é importante que você busque um treinamento para que seja apto a oferecer tais procedimentos para preservar a vida de uma pessoa que esteja precisando de ajuda.

Geralmente, dentro de uma especialização em Primeiros Socorros, se encontram os seguintes conhecimentos:

  • Massagem cardíaca;
  • Avaliação inicial do acidentado;
  • Como restabelecer a respiração;
  • Identificação de prováveis corpos estranhos;
  • Estancamento de sangue ou cuidado com feridas e hemorragias.

Além de o que fazer nos casos de:

  • Convulsão;
  • Intoxicação;
  • Afogamentos;
  • Choques elétricos;
  • Asfixia e/ou engasgo;
  • Tonturas e/ou desmaios;
  • Parada cardiorespiratória.

Qual o principal objetivo do APH em casa?

Se tratando do APH em casa, podemos dizer que o principal objetivo é, literalmente, prestar os primeiro socorros, remover a vítima com segurança do local de acidente e levá-la para o hospital mais próximo. Tudo isso deve ser feito com muito cuidado, evitando a perda de sinais vitais e o agravamento das lesões.

Além de oferecer os primeiros socorros a vítima, a equipe também é responsável por acalmar o paciente se o mesmo estiver consciente e em situações de choque, por exemplo. Se houver deslocamento, um acompanhante da vítima deverá acompanhá-lo até a unidade de atendimento mais próxima.

Conte com a Dez Emergências!

O que achou do nosso artigo sobre APH em casa? Compartilhe porque essa informação é muito valiosa! Lembre-se que essa é uma ótima forma de estar preparado para complicações e cuidar de quem você ama. E se precisar de atendimento, conte com os planos da Dez Emergências e venha fazer parte dessa parceria que salva vidas.

Até o próximo artigo! 🙂

Continue navegando