Notícias

Fique por dentro das novidades

Ataque Cardíaco: primeiros socorros para emergências

Ataque Cardíaco: saiba como realizar primeiros socorros

Uma forte dor no peito, quase sempre, é associada a um possível infarto. Naturalmente, esse tipo de situação desperta muita preocupação para as pessoas, especialmente por se tratar de um acidente que ocorre repentinamente. Pensando nisso, preparamos esse artigo explicando como lidar com ataque cardíaco e realizar os primeiros socorros às vítimas.

Para começar, vamos explicar os 5 principais sinais que antecedem um ataque cardíaco. Não deixe de ler!

Conheça 5 sinais de ataque cardíaco

É muito difícil prever um infarto, quase impossível. No entanto, existem sinais que podem ser observados e que indicam a iminência do problema, são eles:

1 – Dor no Peito

O primeiro sinal que podemos destacar é a dor no peito. Sem dúvidas, é um dos mais contundentes e comuns nesse tipo de situação. Podemos descrever essa dor como alguém aplicasse uma grande pressão em nosso tórax. A princípio, essa compressão se manifesta em direção ao centro ou levemente a esquerda, no sentido do coração. É um sintoma extremamente doloroso.

2 – Tontura

Logo depois, a tontura ou até mesmo a perda permanente da consciência podem se manifestar. Na maioria das vezes, isso é reflexo de um quadro prévio de arritmia ou de mudanças súbitas no funcionamento do ciclo cardíaco.

3 – Enjoo ou falta de apetite

Um outro sinal que indica o possível infarto é o enjoo, além da perda total da vontade de comer. O surgimento de vômito pode ser antes ou até mesmo durante o ataque cardíaco.

4 – Problemas na respiração

O funcionamento da caixa cardíaca do nosso corpo está diretamente relacionada às questões respiratórias. Portanto, problemas de infarto ou outros no coração fazem com que a pessoa possa sofrer com um problema grave no pulmão, provocando a falta de ar.

5 – Braços doloridos

Esse sintoma é mais comum em homens: a dor na região do peito começa a se espalhar para os braços, cotovelos e ombros. Além disso, é possível que o abdômen e o pescoço fiquem doloridos também.

Ataque Cardíaco e Primeiros Socorros: massagem cardíaca

Agora que você conhece os principais sintomas de um ataque cardíaco, vamos falar sobre os primeiros socorros. Siga esse passo a passo:

  1. Posicione uma mão sobre a outra, e faça 30 compressões fortes e ritmadas no meio do tórax da pessoa. Além disso, para ajudar, lembre-se que em cada compressão, o peito da vítima deve afundar cerca de 5 cm. Use o preço do próprio corpo para isso. Se possível, mantenha um ritmo de 100 a 120 compressões por minuto.
  2. Caso tenha mais alguém por perto, o ideal é revezar a massagem cardíaca a cada 2 minutos para manter o resultado eficiente.
  3. Continue com as compressões até a pessoa retomar a consciência ou até a ambulância particular chegar.

Essa técnica de massagem cardíaca é fundamental, pois o quanto mais rápido for o atendimento, menores são os danos causados ao músculo cardíaco. Dessa forma, menor será o risco de sequelas ou morte.

Gostou do nosso artigo sobre ataque cardíaco e primeiros socorros? Portanto, não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos, mostrando a importância desses cuidados. Mensalmente, trazemos novidades da área de saúde e ambulâncias particulares para você.

Até a próxima!

Continue navegando