Notícias

Fique por dentro das novidades

Conheça os principais tipos de ambulância

Conheça os principais tipos de ambulância

As ambulâncias são veículos extremamente importantes para o dia a dia das pessoas. Afinal, em casos de emergências, elas são acionadas para transportar os pacientes para o hospital e para o atendimento médico o mais rápido possível. Temos certeza que, em algum momento da sua vida, você viu uma ambulância particular na rua e pensou: quais são os tipos de ambulância disponíveis para a população?

Sim, essa é uma dúvida muito comum. No artigo de hoje, vamos responder isso para você!

Tipos de ambulância

Por definição, uma ambulância é um veículo usado para o transporte. Para respeitar questões de segurança, elas devem seguir às normas da ABNT – NBR 14561/12000.

E, respondendo a dúvida citada no começo do conteúdo: não, nem todas as ambulâncias são iguais. Aqui, estamos falando da ambulância particular e da pública também. Existem diferentes modelos e que são usados para distintas funções. Entenda cada um abaixo:

Ambulância tipo A

Esse tipo de ambulância, presente em nossa frota, é usada para o transporte de pacientes sem risco de vida, remoções simples e de caráter eletivo. Além disso, neste caso, a tripulação mínima é um motorista e um técnico de enfermagem.

Ambulância tipo B

Veículo indicado para suporte básico de vida, ou seja, transporte de pacientes com risco de vida, mas sem a necessidade de intervenção clínica no local. A tripulação mínima para ambulância tipo B é a mesma da anterior.

Ambulância tipo C

A ambulância tipo C é utilizada para resgate e atendimento de vítimas de acidentes, com equipamentos de socorros onde for necessário. Aqui, temos uma mudança na tripulação mínima, que é composta por um motorista e dois militares com capacitação para salvamento e suporte básico de vida.

Ambulância tipo D

Neste caso, temos uma destinada ao suporte avançado de vida, em outras palavras, para o atendimento e transporte de pacientes de alto risco de vida (tipo UTI). Dessa forma, a tripulação mínima é um motorista, um médico e um enfermeiro.

Aeronave de Transporte Médico

A aeronave de transporte médico é usada para transportar pacientes entre hospitais e atendimento de resgate. Sendo assim, devem estar presentes um piloto, um médico e um enfermeiro.

Embarcação de Transporte Médico

Por fim, temos a ambulância para transporte marítimo ou fluvial. A tripulação deve ser composta por um condutor, um médico/enfermeiro e um técnico/auxiliar.

Agora deu para perceber que nem todas as ambulâncias da nossa frota são iguais, certo? Se gostou do nosso artigo, não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos, mostrando a importância desses veículos. Mensalmente, trazemos novidades da área de saúde e ambulâncias particulares para você.

Nos vemos no próximo artigo!

Continue navegando