Fique por dentro das novidades

Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre a doença
A pandemia do Coronavírus está acometendo o mundo inteiro desde o final do ano passado. No Brasil, a doença começou a ganhar força nas primeiras semanas de março – impactando diretamente no dia a dia de toda a população. Diante dessa assustadora realidade, as pessoas tiveram que se acostumar a uma complicada realidade: o isolamento social. Em São Paulo, mais precisamente, empresas liberaram seus colaboradores para home office, escolas fecharam, shoppings e academias vão fechar também.
Dessa forma, é essencial que todo mundo faça a sua parte para que resolvamos a situação o quanto antes. Pensando nisso, preparamos um artigo explicando melhor sobre o que é o Coronavírus (COVID-19) e como você pode se proteger do vírus.
O que é o Coronavírus?
Os Coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960 e que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, essas infecções causam doenças respiratórias leves e moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves que trazem impactos profundos na saúde pública, como já verificado com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Quais os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção no trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas são:
- Febre;
- Tosse seca;
- Coriza;
- Dificuldade para respirar.
O que é o “período de incubação”?
O “período de incubação” consiste no intervalo entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas. No caso do COVID-19, já se sabe que o vírus pode ficar incubado por até duas semanas (14 dias)), quando os sintomas aparecem desde a infecção.
Como ocorre a transmissão do Coronavírus?
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento. Neste momento, está estabelecida transmissão por contato com secreções. A transmissão também pode ocorrer de forma continuada, ou seja, um infectado pelo vírus pode passá-lo para alguém que ainda não foi infectado.
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato com secreções contaminados, como:
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada;
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguindo de contato com a boca, nariz ou olhos.
Alguns vírus são altamente contagioso, como o sarampo, que é transmitido por aerossóis (partículas no ar), com proporção de transmissão de uma para até 18 pessoas, em média. O conhecimento já registrado sobre os coronavírus indica que eles apresentam transmissão para até três pessoas.
Como se prevenir contra o COVID-19?
As principais orientações para lidar com o COVID-19 são:
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar com o antebraço;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Como é a prevenção contra o coronavírus para os profissionais da saúde?
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de proteção padrão para contato e gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que geram aerossolização de secreção respiratória como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizada máscara de precaução por aerossóis tipo N95.
O que achou do nosso artigo sobre o COVID-19? Compartilhe porque essa informação é muito valiosa!
Nos encontramos no próximo artigo!