O DEA — desfibrilador externo automático — pode salvar vidas em casos de problemas cardíacos, como infartos, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca. Apesar de acometer uma parcela elevada das pessoas de 60 anos ou mais, os distúrbios cardiorrespiratórios também podem atingir jovens e crianças. Tornando os cuidados preventivos e tratamentos ainda mais relevantes.
A sigla DEA é usada para representar o nome do desfibrilador externo automático, um equipamento que salva vidas. Seu desenvolvimento aconteceu no final da década de 70, nos Estados Unidos. O DEA é um aparelho moderno e sofisticado, com a funcionalidade de aplicar um pulso de corrente elétrica de grande amplitude. Seu uso tem como objetivo reverter fibrilação ventricular ou uma taquicardia ventricular sem pulso.
O uso desse equipamento é feito no socorro às vítimas de acidentes domésticos, nas ambulâncias ou sempre que um paciente necessitar. Porém, o desfibrilador externo automático só deve ser operado por pessoas capacitadas, como os profissionais da Dez Emergências, em pacientes que apresentarem ausência de respiração e resposta. Sendo assim, seu manuseio exige conhecimento, caso contrário, é possível gerar agravos de saúde.
Entenda a importância do DEA desfibrilador externo automático
O manuseio adequado do aparelho pode ser um fator determinante entre a vida e a morte em paradas cardíacas. Seu uso deve ser preciso, sendo um elo fundamental da cadeia de sobrevivência — sequência de ações desenvolvida para aumentar o índice de sucessos em casos de parada cardiorrespiratória.
Além disso, este elo da cadeia de sobrevivência precisa ser precoce, ou seja, realizado no primeiro minuto da fibrilação ventricular (FV) para obter sucesso. Ainda, o ideal é que no momento do agravo súbito de saúde, a pessoa consiga ligar para o suporte de emergência e ter capacidade de iniciar imediatamente as manobras de suporte básico de vida.
Enquanto isso, uma segunda pessoa deve preparar o aparelho DEA com o posicionamento adequado de cada eletrodo.
O procedimento não é simples e contar com equipes especializadas e habilitadas nesse tipo de atendimento é fundamental. Por isso, a Dez Emergências oferece serviços como treinamentos para médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, como é o caso do curso de Suporte Básico de Vida (SBV).
Ainda para a utilização adequada, o aparelho deve estar em perfeitas condições de uso e manutenção em dia. Muitas vezes, o DEA, desfibrilador externo automático, fica por muito tempo parado nas escolas e instituições e, no momento do uso, apresenta problemas que podem ser fatais. Dessa forma, mesmo uma pessoa capacitada pelo curso de SBV pode ter problemas para operar o dispositivo, o que torna ainda mais importante o trabalho de socorro desenvolvido pela Dez Emergências, com seus equipamentos prontos para o uso e os profissionais altamente aptos.
Dez Emergências: solução certa em caso de urgência e emergência
A Dez Emergências é uma empresa especializada e preparada para o atendimento de urgência e emergência. Contamos com diversos serviços de saúde, como:
- Curso de Suporte Básico de Vida (SBV);
- Curso de Primeiros Socorros na Escola (Lei Lucas);
- Ambulâncias Particulares;
- Remoção de Pacientes;
- Área Protegida;
- E outros.
Seja para o atendimento de pacientes de baixa, média ou alta complexidade, a Dez possui todos os requisitos para emergências médicas domiciliares e outros serviços. Portanto, mesmo com essas informações relevantes, nada substitui o trabalho de profissionais capacitados e os equipamentos certos.
Além de cursos que possibilitam o manuseio correto do DEA, a solução de Ambulâncias Particulares da Dez Emergências aumentam ainda mais as chances de sobrevivência. Os veículos são modernos e altamente equipados para atender aos mais diversos casos de urgência e emergência.
Para o socorro de vítimas, basta acionar uma das ambulâncias pelo canal direto de emergências, porém também é possível realizar a contratação prévia em casos de festas, shows ou outros eventos.
O atendimento oferece suporte pré-hospitalar com profissionais aptos para incidentes de baixo, médio ou alto risco. Enquanto o paciente recebe o atendimento de urgência, também é encaminhado para o hospital mais próximo do local em ambulâncias completas e de última geração.
Dessa forma, é possível ser mais ágil e preciso no atendimento, aumentando as chances de vida do paciente e o bem-estar durante o suporte. Entre em contato para saber mais sobre o serviço de Ambulância Particular da Dez Emergências.
Uma resposta