Skip to main content

Imagine se um dia você acordar e perceber que o seu olho está com uma mancha vermelha de sangue. Podemos dizer que as chances de ser uma hemorragia subconjuntival são grandes. Mas, acalme-se! Apesar do nome que assusta, o problema é muito comum e o tratamento, caso seja necessário, é simples, rápido e prático.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura.

Hemorragia Subconjuntival saiba mais

Quais são os principais sintomas na hemorragia subconjuntival?

Sabemos que o sinal mais evidente de uma hemorragia subconjuntival é uma mancha vermelha “viva” na parte branca dos olhos. Mas, caso o derrame seja acompanhado por demais sinais, como ardência nos olhos, visão turva ou “embaçada”, sensibilidade à luz (fotofobia), secreção ocular, dor nos olhos, entre outros, deve-se consultar um médico oftalmologista com urgência.

Neste caso, você pode acionar o atendimento pré-hospitalar e, assim, poderá ter um diagnóstico detalhado antes de ir para a consulta com o oftalmologista.

E quais são as causas?

As causas de um derrame ocular externo são variadas, ou seja, ele pode decorrer de processos infecciosos, alérgicos e até mesmo traumáticos. A seguir, listamos os fatores desencadeantes mais frequentes:

  • Tosse prolongada;
  • Espirro constantes;
  • Vómitos acentuados;
  • Esforços intensos, como levantamento de pesos;
  • Atividade física intensa;
  • Lesão no olho;
  • Infeção ocular;
  • Inflamação;
  • Traumas ou lesões;
  • Pós-operatório;
  • Aumento súbito da pressão arterial.

Como dizemos acima, a hipertensão arterial, diabetes, distúrbios na coagulação do sangue, deficiência de vitamina K, também são exemplos de doenças que podem aumentar o risco de derrame nos olhos. Portanto, fique atento!

Além disso, podemos dizer que existem algumas causas de hemorragia subconjuntival que nem sempre são conhecidas. Por isso, é importante consultar o médico oftalmologista, pois ele poderá esclarecer os fatores desse derrame com mais precisão.

Como é feito o tratamento da hemorragia subconjuntival?

Hemorragia Subconjuntival tratamento

Na hemorragia subconjuntival, o tratamento pode ser muito simples ou não. Tudo depende da causa subjacente, isto é, da extensão e gravidade do derrame, se a mancha de sangue tem interferência ou não com a visão, entre outros fatores que devem ser avaliados pelo médico oftalmologista.

A consulta oftalmológica é importante, pois esse sintoma pode direcionar para outros diagnósticos, como a conjuntivite ou a uveíte. Sendo assim, não falte na consulta! De qualquer maneira, somente o oftalmologista está capacitado para detectar qual é efetivamente o seu caso.

Conheça a Dez Emergências

Somos uma empresa especializada em locação de ambulâncias para remoção de urgência e emergência de pacientes de baixa, média e alta complexidade. Atuamos com profissionais especializados e que recebem treinamentos constantes para que seja possível oferecer sempre o melhor atendimento hospitalar.

Até breve!

Não espere mais, fale com um dos nossos consultores hoje.

As melhores soluções para a segurança de família ou empresa.

Um comentário

Deixar um comentário