Skip to main content

Vamos falar sobre home office e saúde? Aparentemente, a pandemia mudou a vida de muitos trabalhadores, pois diversas empresas que implementaram o modelo já descobriram que o trabalho remoto é vantajoso, reduz custos operacionais e ajuda na produtividade e criatividade do trabalhador.

Para os colaboradores, trabalhar de casa também pode ser muito interessante. Afinal, eles não perdem tempo no deslocamento de casa ao trabalho, conseguem aproveitar melhor as horas livres e podem conquistar mais qualidade de vida. Por isso, a previsão é de que o home office tenha um crescimento de 40% após a pandemia.

Entretanto, a liberdade que o trabalho remoto proporciona também pode trazer riscos à saúde. Se o colaborador não tomar os devidos cuidados, é possível que desenvolva hábitos que levam ao aumento do peso, além de problemas na coluna, etc. Sendo assim, é importante seguir alguns cuidados para que todos mantenhamos o equilíbrio nessa condição atual.

Veja neste artigo como trabalhar em home office e cuidar da saúde. Continue a leitura!

Home office e saúde: cuidados com a postura!

Para muitas pessoas, o home office significa passar longas horas diante de um computador. Embora seja possível realizar suas atividades em qualquer ambiente da casa, é importante ter um local adequado, que permita cuidar um pouco mais da postura.

Confira alguns dos principais:

Altura da mesa e cadeira

Um dos principais cuidados é a altura da cadeira e da mesa. Elas devem estar em uma ergonomia perfeita, permitindo que os antebraços fiquem apoiados sobre a mesa, sem que a pessoa tenha que manter os braços muito encolhidos ou esticados.

Além disso, os joelhos devem estar dobrados em um ângulo de 90° e os pés apoiados no chão. Se a cadeira precisar ficar mais alta para se ajustar à mesa, coloque um suporte para pés.

Se a sua empresa já sinalizou a possibilidade de permanecerem em trabalho remoto após a pandemia, vale a pena investir em equipamentos confortáveis, como, por exemplo, cadeiras. Isso ajudará a evitar problemas na coluna e permitirá que você tenha um conforto maior ao realizar as tarefas do dia a dia.

Altura da tela

É importante que a tela do computador permita que você trabalhe com a cabeça ereta, sem ter que levantá-la ou baixá-la. Caso utilize um desktop, existem diversos suportes ajustáveis, com regulagem de altura.

Mantenha as costas apoiadas na cadeira

Utilize equipamentos adequados e preste atenção à sua postura. Mantenha a coluna sempre apoiada na cadeira, evitando ficar na posição “corcunda”.

Cuidados que você deve ter com a saúde durante o home office

Durante o home office, muitas pessoas perderam o horário de alimentação (café da manhã, almoço e jantar) e ficaram preguiçosos e sedentários, principalmente nesse momento em que as academias estão de portas fechadas.

Portanto, confira a lista de dicas referentes a essas questões:

  • Faça as refeições em horários regulares;
  • Evite as visitas frequentes à geladeira;
  • Programe seu despertador para lembrar que você precisa se movimentar;
  • Cuide da iluminação e ventilação do ambiente;
  • Estabeleça um limite;
  • Pratique exercícios (alongue-se, beba água, tome sol…)

Atenção: Lembre-se que o isolamento social que estamos vivendo tem como principal objetivo cuidar da saúde e do bem-estar de toda sociedade. Você faz parte dessa corrente do bem!

Conte com a Dez Emergências!

O que achou do nosso artigo sobre home office: dicas para saúde? Compartilhe porque essa informação é muito valiosa! Lembre-se que essa é uma ótima forma de estar preparado para complicações e cuidar de quem você ama. E se precisar de atendimento, conte com os planos da Dez Emergências e venha fazer parte dessa parceria que salva vidas. Temos opções para empresas e pessoas físicas.

Até o próximo artigo! 🙂

Um comentário

Deixar um comentário