Notícias

Fique por dentro das novidades

O que significa RCP?

O que significa RCP? Saiba tudo sobre a Reanimação Cardiopulmonar

No cotidiano, infelizmente, é comum encararmos situações em que técnicas de primeiros socorros sejam necessárias. Ou seja, até a ajuda especializada chegar, é preciso minimizar os impactos do problema que a vítima esteja sentindo. Pensando nisso, preparamos um artigo falando sobre uma das mais importantes: a Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Então, continue a leitura e você vai entender o que significa RCP.

Se quiser saber mais sobre o assunto, também é bacana dar uma olhada em nossa página de curso de suporte básico.

O que significa RCP?

Como vimos acima, a sigla RCP refere-se a reanimação cardiopulmonar que são, basicamente, uma sequência de ações para lidar com uma parada cardíaca. Esse tipo de acidente ocorre quando o coração para de bombear sangue e oxigênio para os outros órgãos, ou seja, é um problema seríssimo e que pode levar a pessoa à óbito.

Entretanto, dependendo do caso e da agilidade dos primeiros socorros, há chances de reanimação após a parada cardíaca. Logo, quanto mais rápido o atendimento, maior será o seu êxito.

Dessa forma, a RCP nada mais é do que manobras que visam manter a circulação sanguínea do coração e outros órgãos vitais, sendo fundamental para assegurar sobrevida até que ocorra o atendimento da assistência médica emergencial.

Como realizar a RCP?

Vamos às instruções técnicas agora? Para auxiliar no atendimento de uma vítima de parada cardiorrespiratória, primeiro você deve deitá-la de barriga para cima em uma superfície firme. Na sequência, cheque se as vias aéreas estão desobstruídas aplicado duas insuflações de ar via boca-a-boca.

Continuando o atendimento, coloque as duas mãos sobre o centro torácico do paciente, deixando os seus braços esticados e dedos cruzados. Em seguida, comprima o tórax da pessoa com o peso do seu corpo, sempre de maneira rápida e profunda. A indicação é de 80 a 100 compressões por minutos.
Além disso, destacamos: o procedimento não pode ser interrompido, nem mesmo durante o eventual transporte do paciente.

Outro detalhe que merece atenção é a RCP para crianças e adolescentes. No primeiro caso, elas devem ser feitas com as pontas dos dedos, já no segundo, com somente uma mão.

Quais são as causas de uma parada cardíaca?

Antes de finalizar o conteúdo, entenda melhor o que causa uma parada cardíaca. Esse tipo de acidente pode ser causado por muitos fatores, como asfixia, intoxicações, traumatismos, eletrocussão, afogamento, estado de choque, sufocamento e diversas doenças, principalmente as cardíacas e pulmonares.

O que acontece com a pessoa que sofre a parada?

A primeira consequência da parada é a perda da consciência por parte da vítima. Além disso, ocorre a ausência de movimentos de respiração, perda do pulso, pupilas dilatadas e sem reação à luz, pelo, lóbulo da orelha, língua e base das unhas ficam roxas. A partir destes sinais, a reanimação cardiopulmonar deve ser executada.

Não esqueça de dar uma olhada na página de curso de suporte básico.

O que achou do nosso artigo sobre o que significa RCP? Compartilhe porque essa informação é muito valiosa! Lembre-se que essa é uma ótima forma de estar preparado para complicações e cuidar de quem você ama.

Nos encontramos no próximo artigo!

Continue navegando