Política de privacidade
A Dez respeita a privacidade de todos os titulares de dados pessoais, priorizando em suas atividades valores como transparência, respeito e ética, estando comprometia a tomar as medidas possíveis para resguardar a proteção dos dados pessoais coletados, viciando o compromisso com a privacidade, o sigilo e a segurança de todos os dados pessoais de clientes e parceiros.
Por que a Dez utiliza os seus dados pessoais?
A Dez está comprometida em oferecer Serviços com qualidade e trabalha diariamente para aprimorar suas medidas de segurança e garantir a preservação dos Dados Pessoais do Usuário. A proteção de dados envolve respeito e comprometimento com a segurança dos Dados Pessoais do Usuário e respeito à sua privacidade.
Ao interagir com os Serviços da Dez, o Usuário poderá transferir informações contendo seus Dados Pessoais através das funcionalidades disponíveis nos sites, aplicativos, redes sociais de terceiros (como o lnstagram e o Facebook), e-mail, telefone, entre outras fontes.
Quais Dados Pessoais são coletados?
A Dez poderá coletar diversos tipos de dados, dependendo da interação do Usuário (através das Plataformas, e-mail, telefone, redes sociais de terceiro, dentre outros), conforme descrições a seguir:
- Informações pessoais de contato: qualquer informação do Usuário que nos permite contatá-lo ou verificar seu cadastro, como seu nome completo, CPF, data de nascimento, sexo, endereço postal, e-mail, detalhes de redes sociais, número de telefone, comprovante de residência, dados biométricos, fotografia do rosto do Usuário, dentre outros dados necessários.
- Informações de utilização de sites/comunicação: a Dez poderá coletar informações sobre as suas ações como, por exemplo, quais links foram acessados, quais páginas ou conteúdos foram visualizados, por quanto tempo, a quais produtos o Usuário aderiu, cookies, dados de geolocalização, dados de provedor e navegador, entre outras informações e estatísticas semelhantes sobre suas interações.
- Informações técnicas sobre o computador/dispositivo móvel: qualquer informação sobre o sistema de computador ou outro dispositivo que o Usuário utiliza para acessar as Plataformas, como o endereço IP, o tipo de sistema operacional e o tipo e a versão do navegador da web.
- Informações de crédito: incluem qualquer informação de crédito do Usuário, como a declaração de Imposto de Renda, score do Serasa, registro do Sisbacen, contra-cheques, dentre outros.
- Informações de RH: incluem informações do Usuário para candidatura a vagas disponíveis na Dez, incluindo qualquer informação educacional, currículos, experiência profissional, dentre outros.
- Informações Públicas: incluem informações sobre o Usuário que estejam disponíveis publicamente ou que foram tornadas públicas pelo Usuário, incluindo menções e/ou interações com a Dez em perfis, sites e redes sociais, dentre outros.
Por qual motivo a Dez coleta e utiliza os seus dados pessoais?
A Dez pode utilizar a sua informação pessoal para as seguintes finalidades, conforme apresentando abaixo:
- Atendimento: para atender o Usuário, através de seus canais de atendimento, e responder aos seus questionamentos, reclamações e solicitações. Isso, normalmente, requer o uso de seus Dados Pessoais de contato e informaçoes cadastrais, além de informações sobre os Serviços e produtos adquiridos.
- Prestação de Serviços: para viabilizar e gerenciar as operações, aquisições de produtos e Serviços solicitados pelo Usuário, além de conduzir a verificação da identidade do Usuário e outras atividades para verificação de fraudes.
- Avaliação de Crédito: para analisar a capacidade financeira, renda mensal e capacidade de pagamento do Usuário, para possível concessão de crédito.
- Canal de Denúncias: para atendimento às denúncias e reclamações do Usuário e verificação de sua identidade.
- Criação de conta em nossa plataforma: para viabilizar a abertura de conta do Usuário.
- Candidatura a vagas de trabalho: para disponibilizar a candidatura do Usuário às vagas de trabalho oferecidas pela Dez.
- Cumprimento De Obrigação Regulatória: para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
- Marketing: para prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços.
- Cumprimento de Ordem Judicial: para Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no navegador ou dispositivo do Usuário. Os cookies permitem reconhecer as preferências do Usuário para, por exemplo, adaptar as Plataformas às suas necessidades específicas.
A Dez pode utilizar Cookies para melhorar o uso e a funcionalidade de suas Plataformas e entender melhor como o Usuário utiliza as ferramentas e serviços ali oferecidos.
Como a Dez pode usar Cookies?
A Dez poderá utilizar os seguintes tipos de cookies em suas plataformas:
- cookies estritamente necessários, para que as plataformas da Dez funcionem corretamente, autenticando logins, por exemplo. Não é possível recusar estes cookies se o Usuário quiser utilizar os serviços da Dez;
- cookies de análise, para melhorar o conteúdo das plataformas, fornecendo informações sobre como está sendo utilizada, os cookies de análise realizam a coleta automática de determinados dados pessoais advindos do navegador de internet utilizado pelo Usuário, incluindo endereço IP e páginas visitadas; e
- cookies de funcionalidade, para gravar os dados anteriormente fornecidos para, por exemplo, registrar as informações de login do Usuário, a fim de permitir a sua identificação na próxima visita ao site.
O uso de cookies para essas finalidades tem respaldo no legítimo interesse da Dez. Caso o Usuário deseje recusar a instalação desses cookies no seu dispositivo e/ou optar pela remoção de cookies, o Usuário pode fazer isso pela configuração do seu navegador.
A Dez não se responsabiliza pelo uso de cookies por terceiros. O Usuário deve ficar atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído das Plataformas da Dez, sendo recomendável que seja feito a gestão dos cookies instalados regularmente.
Compartilhamento de Dados Pessoais
A Dez trabalha em parceria com outras empresas para viabilizar as suas atividades e oferecer os seus serviços. Dessa forma, dados pessoais podem ser compartilhados com outras empresas, fornecedores e autoridades, regulatórias e autorregulatórias.
Esta Política é restrita aos Serviços da Dez, não se estendendo a qualquer outro sistema ou endereço eletrônico que porventura venha a ser disponibilizado pela Dez para consulta e visualização pelo usuário. Deste modo, a Dez não se responsabiliza pela política de privacidade dos sites e sistemas eletrônicos de outras instituições que estejam disponíveis em seus sistemas eletrônicos por meio de links ou outras formas de divulgação.
Redes Sociais
Algumas informações, conteúdos e ferramentas disponibilizadas nos sistemas eletrônicos da Dez podem ser compartilhados pelo usuário por meio de determinadas mídias e/ou ferramentas de redes sociais. Neste sentido, o usuário pode realizar determinadas ações de compartilhamento tais como “compartilhar”, “curtir”, ou “comentar” conteúdos, notícias, vídeos, produtos de investimento, ferramentas etc. Nesses casos, a Dez não é responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos usuários feito pelas mídias e/ou ferramentas de redes sociais, que utilizam, divulgam e protegem os dados pessoais de acordo com suas respectivas políticas de privacidade.
Direitos do Usuário
O Usuário, enquanto titular de Dados Pessoais, pode solicitar para que a Dez não realize mais o processamento de seus dados pessoais, basta encaminhar um e-mail para dpo@dezemergencias.com.br solicitando o encerramento da prestação dos serviços existentes com a Dez.
Armazenamento de Dados Pessoais
A Dez obedece a práticas de armazenamento de Dados Pessoais alinhada à legislação aplicável. Os Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, desde que fundamentadas em base legal.
Segurança dos Dados Pessoais
Nos processos de armazenamento, são observados todos os padrões de segurança considerados pela Dez como necessários para a preservação da confidencialidade e integridade dos Dados Pessoais.
Comunicações
Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, ou suspeita de utilização indevida de seus Dados Pessoais, o Usuário poderá entrar em contato com o encarregado de tratamento de dados pessoais através do e-mail: dpo@dezemergencias.com.br – DPO Resp. Paulo Caleffi.