Notícias

Fique por dentro das novidades

Saiba tudo sobre a Portaria 2048

Portaria 2048: saiba tudo sobre a regulamentação do atendimento emergencial

Quando falamos em atendimento emergencial ou em atendimento pré-hospitalar, precisamos ter muito cuidado. Afinal, trata-se de um serviço diretamente relacionado à prestação de socorro de pessoas com problemas de saúde. Por isso, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, esse artigo é essencial: vamos explicar melhor o que diz a portaria 2048, criada justamente para determinar ações para esse tipo de situação emergencial. Saiba tudo agora!

O que diz a Portaria 2048?

Basicamente, a Portaria 2048 de 2002 fala sobre o atendimento pré-hospitalar (APH) que nada mais é do que o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, como por exemplo a remoção de pacientes. De acordo com a legislação, há dois tipos de APH: o Fixo e o Móvel.

Atendimento Pré-Hospitalar Fixo

O atendimento pré-hospitalar fixo é uma assistência prestada num primeiro nível de atenção aos pacientes com quadros agudos e de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica que podem levar a sofrimento, sequelas ou até mesmo morte. A Portaria 2048 separa esse atendimento em duas frentes de atuação:

1°. Unidade de urgências e emergências e a atenção primária à saúde e o programa de saúde da família.

2°. Unidades não-hospitalares de atendimento às urgências e emergências.

Saiba mais em: Diretrizes sobre Atendimento Pré-Hospitalar Fixo.

Atendimento Pré-Hospitalar Móvel

Assim como o anterior, o atendimento pré-hospitalar móvel também possui dois tipos:

1º Atendimento Pré-Hospitalar Primário: quando o pedido de socorro parte do cidadão.

2º Atendimento Pré-Hospitalar Móvel: quando a solicitação é feita por meio de um serviço de saúde, no qual o paciente já recebeu um primeiro atendimento necessário para a estabilização do seu quadro, mas ainda precise ser levado a outro serviço de maior complexidade para completar o seu tratamento.

Dez Emergências: garantia de um atendimento pré-hospitalar de qualidade

Nesse momento, é fundamental encontrar a empresa certa para te ajudar a preservar a saúde do seu ente querido. Aqui na Dez Emergências trabalhamos com atendimento pré-hospitalar, disponibilizando veículos e uma equipe médica bem treinada e preparada para oferecer o melhor atendimento ao paciente.

Enquanto o sistema de saúde está sobrecarregado, essa é uma das alternativas inteligentes para garantir que o seu ente querido receba o devido tratamento para os seus problemas de saúde.

Para saber mais sobre, entre em contato e converse com os nossos atendentes. Estamos há mais de 15 anos cuidando da saúde de nossa população!

O que achou do nosso artigo sobre a Portaria 2048? Compartilhe porque essa informação é muito valiosa! Lembre-se que essa é uma ótima forma de estar preparado para complicações e cuidar de quem você ama.

Nos encontramos no próximo artigo!

Continue navegando