Notícias

Fique por dentro das novidades

Primeiros socorros para diabéticos

Primeiros socorros para diabéticos: como fazer o atendimento pré-hospitalar

A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não emprega corretamente a que produz. Se você não sabe para que serve esse hormônio, ele é responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. Dessa forma, o nosso corpo precisa dele para utilizar a glicose que obtemos no consumo de alimentos como fonte de energia. Quando uma pessoa apresenta quadro de diabetes, o organismo não fabrica a insulina e o uso da glicose é desregulado. Nesse caso, há duas principais consequências: hiperglicemia, quando o nível de glicose no sangue fica alto; e a hipoglicemia, quando o nível fica abaixo (saiba mais: diferença das diabetes 1 e 2). Por isso, o primeiro passo do atendimento pré-hospitalar é justamente identificar o tipo de crise diabética. Pensando na gravidade desta situação, preparamos um artigo com primeiros socorros para diabéticos. Confira!

Primeiros socorros para diabéticos – Hiperglicemia

Como destacamos, você deve checar qual o tipo de crise diabética a pessoa apresenta. Quando alguém sofre com hiperglicemia, é preciso usar o aparelho de medição e checar se o valor está acima de 180 mg/dL em jejum ou acima de 250 mg/dL, ou se a vítima demonstre confusão, sede ou hálito de maçã. Se ela apresente esses sintomas, siga este passo a passo para primeiros socorros para diabéticos:

  1. A primeira orientação é buscar por uma seringa de insulina que a vítima possa ter para emergências;
  2. Na sequência, injete a seringa na região ao redor do umbigo ou na parte superior do braço, apertando a região com os dedos e mantendo-a pressionada até o final da injeção;
  3. Caso passe uma hora e o valor do açúcar continuar o mesmo, chame ajuda médica imediatamente;
  4. Se a vítima estiver inconsciente, coloque-a na posição lateral de segurança e espere o atendimento médico.

E quando for um caso de hipoglicemia?

Por outro lado, quando o nível de glicose está baixo no sangue (hipoglicemia), o aparelho terá um valor inferior a 70 mg/dL ou a vítima apresentará os seguintes sintomas: tremores, pele fria ou desmaio. Para isso, siga os seguintes primeiros socorros para diabéticos:

  1. Dê algo doce para pessoa comer, como 1 colher de sopa cheia ou 2 sachês de açúcar com um pão;
  2. Se o açúcar não aumentar no sangue ou os sintomas não apresentem melhorias em 30 minutos, ofereça açúcar novamente à vítima (caso ela esteja acordada);
  3. No entanto, se passar mais 30 minutos e o nível ser mantido, chame ajuda médica ou leve a pessoa para o hospital;
  4. Em último caso, se a pessoa estiver inconsciente, coloque-a na posição lateral de segurança, enquanto espera pela ajuda médica.

É válido destacar: quando o açúcar no sangue não sobe, é fundamental ajuda médica de emergência para que a vítima receba remédios pela veia.

O que achou do nosso artigo sobre primeiros socorros para diabéticos? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos, mostrando a importância desse atendimento pré-hospitalar. Mensalmente, trazemos novidades da área de saúde para você.

Nos vemos no próximo artigo!

Continue navegando