Fique por dentro das novidades

Quais os sintomas de um infarto: aprenda a reconhecer
Conhecer quais os sintomas de um infarto é importante para realizar os primeiros-socorros da maneira correta e, assim, salvar vidas. Os sintomas de infarto vão além de dores súbitas no peito e envolvem diversos outros alertas. Isso é especialmente importante porque 30% das mortes registradas no Brasil são em decorrência de infarto ou AVC, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O infarto, também chamado de ataque cardíaco, acontece quando existe um bloqueio prolongado do fluxo de sangue que leva ao miocárdio e resulta em danos ao músculo cardíaco. Segundo a OMS, 17,5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças do coração em todo o mundo.
Porém, se tratado da forma adequada, é possível evitar danos importantes no músculo cardíaco e não só salvar a vida do paciente, como também proporcionar uma vida saudável e longa.
Sintomas
Entre os principais fatores para salvar vidas e evitar prejuízos permanentes à saúde do paciente, está compreender os sintomas de infarto e agir rápido. Por isso, preparamos uma lista com os primeiros indícios de infarto, que devem motivar um pedido de socorro por profissionais capacitados.
- Pressão no peito
O mais comum e conhecido dos sintomas início de infarto, a pressão ou dor na parte central do peito, acontece normalmente de forma intensa e dura alguns minutos. A dor pode parar e voltar pouco depois. - Falta de ar
Dificuldades na respiração e falta de ar também podem ser primeiros sinais de infarto. Ela pode, ou não, acontecer junto com outros sintomas, como a dor no peito. - Dores e desconfortos
Outros sintomas que podem passar despercebidos são as dores ou os desconfortos na parte superior do corpo. Podem acontecer nos braços, no pescoço, nas costas, na mandíbula ou até no estômago. As dores podem acontecer em todos os pontos ou apenas em um. - Outros sintomas
Pacientes com início de infarto ainda podem sentir dores de estômago e suar em excesso. Os sintomas são muito variados, portanto fique atento à combinação de sintomas e procure ajuda especializada com rapidez. Quanto maior o tempo até a ajuda acontecer, maior também o risco de sequelas e até de morte.
Causas
Algumas pessoas são mais propensas a ter infarto, e, além de saber quais sintomas de infarto, conhecer esses fatores de risco é importe para se avaliar a possibilidade da doença. Mais que isso, evitar esses fatores garante mais saúde e longevidade.
- Diabetes mellitus;
- Hipertensão;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Colesterol elevado;
- Sedentarismo;
- Estresse e depressão.
Alguns dos fatores estão diretamente ligados com hábitos desaconselhados, como o tabagismo e o sedentarismo. Além de evitar esses fatores de risco, ter uma vida saudável com atividade física e alimentação balanceada são as melhores formas de afastar os riscos do infarto.
Em caso de agravos da saúde, opte sempre pelos serviços da Dez Emergências. Nossas ambulâncias particulares são altamente equipadas e preparadas para o socorro e o aumentam as chances de sobrevivência.