Notícias

Fique por dentro das novidades

Queimadura: Primeiros Socorros

Queimadura: Como agir e primeiros socorros

Em nossas atividades diárias, seja no âmbito residencial ou comercial, podemos estar sujeitos a acidentes que podem causar queimaduras na pele de um funcionário ou de um parente.

Na afobação e na confiança de que ajudará a pessoa, podemos causar uma complicação e aumentar a dano na região afetada caso seja praticada ações incorretas para tratar a região.

Por isso, deve ser feito no primeiro atendimento os procedimentos necessários para tratamento e prevenir uma piora na situação, a qual pode causar complicações futuras.

Vamos conhecer os tipos existentes e quais os sintomas presentes em cada um deles.

Tipos de queimadura

Para cada queimadura, há um tipo que dependerá de como a pele foi atingida e o tamanho do dano causado. Os tipos existentes são:

  • Tipo 1: É a queimadura superficial, na epiderme da pele, e os sintomas mais comuns é dor e vermelhidão intensa, mas sem produção das bolhas. Desaparecem entre 3 a 6 dias;
  • Tipo 2: Divide-se em superficial e profundo. No primeiro caso, ela atinge a epiderme e a parte superficial da derme da pessoa. Além da vermelhidão e da dor, aparecem as bolhas que secam em até 3 semanas, com cicatrizes. No tipo profundo, toda a derme é atingida, e a depender da extensão, pode causar queda de pelos e pele seca, demorando mais de três semanas para cicatrizar;
  • Tipo 3: Atinge toda a derme e os tecidos, destruindo nervos e atingindo até músculos e estruturas ósseas do corpo. São lesões indolores e que deformam a pele, sendo necessário atendimento cirúrgico.

Ao saber de qual tipo é a queimadura, o socorrista poderá fazer o primeiro atendimento, que é cortar o contato da pessoa com o agende que esteja causando a queimadura.

Não é recomendado que a pessoa que esteja com um região machucada aplique um medicamento sem antes conversar com o socorrista ou o médico de plantão. O uso incorreto pode provocar aumentar o tamanho da lesão e causar consequências mais graves.

Para o casos mais leves, o local é lavado com água corrente na temperatura ambiente para que a área seja resfriada. No caso das queimaduras de segundo grau, aquelas nas quais aparecem as bolhas, e nas terceiro grau, as mais graves, o socorrista faz o atendimento inicial até encaminhar o caso para a unidade de saúde mais próxima.

Treinamento para tratamento de queimaduras

É importante ter ao lado na hora da queimadura primeiros socorros específicos com pessoas treinadas, capazes de identificar o tipo e fazer o procedimento correto.

Saiba identificar o tipo de queimadura com o curso de primeiros socorros da Dez Emergências. Nossos profissionais são treinados e registrados nos Conselhos de Classe, o que confere a segurança necessária para você. Entre em contato e faça já o seu curso de primeiros socorros para queimadura.

Continue navegando