Notícias

Fique por dentro das novidades

Emergência

Urgência e emergência: Como diferenciar os casos

O atendimento médico pode ser dividido em urgência ou emergência, e depende do tipo de gravidade da patologia ao qual o paciente apresenta. Vamos entender o que são essas definições e como fazer a diferenciação correta.

O que é urgência e emergência

A definição de urgência e emergência do CFM (Conselho Federal de Medicina), segundo a resolução 1451/95, é que:

  • A emergência é toda constatação médica que impliquem em risco iminente de vida ao paciente ou que cause sofrimento intenso, o que exige um tratamento imediato;
  • A urgência é toda a ocorrência à saúde do paciente que possua ou não possua risco de vida ao paciente, e que a pessoa necessite de atendimento médico imediato.

Diante dos conceitos apresentados, a pergunta que pode ainda ficar é: qual é o mais grave, urgência ou emergência? Como vimos, a emergência é para os casos em que o risco de morte é iminente e exige um atendimento pronto para eliminar este risco, ou minimizá-lo.

Na urgência e emergência em enfermagem, a prioridade fica com os casos em que a vida corre risco. Por isso, precisa ter agilidade para fazer a recepção do paciente e aplicar a medicação prescrita pelo médico com o intuito de reduzir a possibilidade de morte do paciente.

Tipos de urgência

Como possuem situações que exigem atendimento imediato, mas sem implicar em risco de vida ao paciente, a urgência pode ser dividida em tipos, para que haja um atendimento específico e, a depender da gravidade, tenha prioridade na hora do resgate. De acordo com o Ministério da Saúde, são estes:

  • Unidades de saúde;
  • Hospitais.

Como proceder em casos de urgência e emergência

O importante nestes tipos de casos é saber identificar quando o caso demanda uma atenção imediata e o tamanho do risco de morte que o paciente possa sofrer naquele momento.

A recomendação é ter uma empresa especializada em atendimento pré-hospitalar, com profissionais dedicados e treinados a fazer todas as manobras de vida no paciente com a melhor infraestrutura do mercado.

Só a Dez Emergências realiza o atendimento médico emergencial com profissionais qualificados em atendimento pré-hospitalar e possui ambulâncias bem equipadas para lhe atender com rapidez e todo cuidado necessário. Entre em contato e solicite um orçamento para sua empresa e garanta a vida de seus funcionários com a Dez Emergências.

 

Continue navegando